[FUG-BR] 3 placas com dois links pppoe

Nilton Jose Rizzo rizzo em i805.com.br
Quarta Janeiro 3 00:06:35 BRST 2007

On Tue, 2 Jan 2007 17:06:38 -0200, Araujo wrote
> Pessoal, estou tentando montar uma maquina gateway com uma placa
> para a rede interna e dois links externos pppoe para provedores distintos.
> Inicialmente uma coisa bem simples, com um nat estático, alguns ips internos
> seriam encaminhados ao link1 os restantes ao link2. Mais tarde pretendo
> desenvolver um script que teste ambos os links e a situação atual e jogue
> todos os ips para um link se outro não estiver funcionando e retorne
> ao nat estatico balanceado quando ambos voltarem a funcionar.

cutting .....

> [...]
>
> set ipfilter_rules="/etc/ipf.rules"  # o arquivo existe e deixa
> passar tudo /etc/rc.d/ipfilter start set
> ipnat_rules="/etc/ipnat.rules"  # o arquivo mostrado acima
> /etc/rc.d/ipnat start
>
> não rolou.
>
>  b) levantar os ppps em tempo de boot, após o NETWORKING e antes do
> ipnat, para isso precisaria, colocar no rc.conf um
> "pppmeu_enable="YES"", criar no /etc/rc.d um shell pppmeu levantando
> os ppps após o NETWORKING e finalmente fazer com que os "shell"
> netif e ipnat, ficassem dependentes do pppmeu.

 Porque não utilizar o /usr/local/etc/rc.d?
  crie um script com um nome tipo zzzz.sh ( será o ultimo a ser executado
  na sequencia)
  e tente fazer o que vc precisa nesse arquivo, talves funcione perfeito

  Dê uma olhada em alguns arquivos de inicialiazacao de programas
  instalados pelo ports (sim é nesse diretório que são colocados)
  é muito instrutivo

>  é minha última alternativa e é isso que não sinto segurança para
> fazer, já li o handbook (boot sequence), o man rc e rc.d, o google,
>  mas não senti firmeza. Alguem conhece algum link bom para orientar
> sobre isso, ou já fez isso (seria pedir demais) ? como levantar
> softwares de usuário no meio do processo de boot, considerando suas
> dependencias ?
>
>  araujo

Nilton José Rizzo
805 Informatica