[FUG-BR] SSH não conecta

Mirela Lisboa mirlisboa em gmail.com
Quarta Janeiro 3 13:08:08 BRST 2007

Oi Paulo,

bem vamos lá.....

Primeiro gostaria de fazer um adendo: Agora ele conecta, mas é lento a
pampas... :-(

A topologia da rede é 192.168.1.0/28
O Gateway é 192.168.1.1 (D-Link)
O Servidor freebsd é 192.168.1.2
Reservei os ips 192.168.1.8 ao 13 para o DHCP do D-Link
No etc/hosts eu coloquei assim:
ALL : 192.168.1.0/28 : allow   <-- depois que eu coloquei isso ele
comecou a aceitar a conexão, mas continua lento.

Eu ativei o nat no D-link, mas que eu saiba ele na verdade serve para
acesso de fora da rede... me corriga se eu estiver errada..... e eu
estou tentando acessar o servidor da própria rede, no caso o
computador 192.168.1.3.

Histórico.... Antes eu estava com o Modem da Velox roteado e tudo
funcionava que era uma beleza, depois que eu retonei ele para brigde e
coloquei o D-Link é que o acesso ao servidor FreeBSD ficou lento, o
resto está funcionado perfeitamente.

Eu estou desconfiada de uma coisa, mas gostaria que você me
ajudasse.... Antes, com o modem como roteado, eu colocava no DNS o ip
do roteador (Modem velox), e mantive essa configuração com o D-Link,
ou seja todo mundo aponta para o D-Link como servidor de DNS, pode ser
isso? Mas se for isso, o D-Link não consegue resolver nem os ip da
própria rede? Desculpe a ignorancia mas estou confusa.

Me disseram para habilitar o servidor de Dns de cache do Freebsd que
resolvia o problema... só queria entender o porque, já que ele
funcionava perfeitamente com o modem roteado, sem o Dns de cache
habilitado. Isso pode até funcionar, mas não vai me tirar da minha
ignorância, gostaria de entender o porque. :-)

Desde já agradeço, e me desculpo pelo incomodo.

Abs,
Mirela