[FUG-BR] Off: Storage

Diego Augusto Dalmolin dalmolin em gmail.com
Quinta Janeiro 4 10:04:05 BRST 2007

On 1/4/07, Pedro Henrique Morsch Mazzoni <phmazzoni em gmail.com> wrote:
> Pessoal,
>
> Estou pensando em substituir dois servidores de arquivos por um storage.
> Armazeno mais ou menos 2TB, que são acessados com frequência e se matam em I/O.
> As partições desses servidores são montadas sob demanda por todos os
> hosts da rede(+ ou - 70).
> Alguma sugestão?
> Conhecem algum storage que tenham interfaces Gigabit para que os
> clientes e servidores montem diretamento o storage via iSCSI?
> Acham que eu deveria manter os servidores exportando e utilizar o
> storage apenas para armazenamento?

> [...]

Pedro

O esquema é que existem 3 tipos de storage
NAS,SAN e DAS

NAS - é esquema direto pra rede.. geralmente já vem com interfaces
gigabit e ele mesmo tem o software de compartilhamento (CIFS/NFS..etc)
geralmente vem também com esquema pra puxar as senhas de outro server
(NIS/LDAP/AD)
SAN - É o storage mesmo, você vai precisar de outro servidor pra fazer
o compartilhamento das informações geralmente é montado em iSCSI ou
HBAs (hba custa uma paulada) pode ser compartilhado por mais
servidores (desde que tenham hba/iscsi)
DAS - É bem similar ao storage, o problema é que não é compartilhado
entre servidores.. ele possui somente 1 interface (iscsi ou scsi) pra
conexão com o servidor

Não sei informar sobre performace deles

Na empresa que trabalho hoje estamos realizando um projeto piloto para
o ERP da Oracle (ebussiness) Estamos usando 2 servidores de banco
(cluster/rac) montado num SAN (24 discos SAS de 70gb 15k rpm)
utilizando placas HBA de 2 canais de 4Gbps (round robin /
balanceamento) ainda estão em teste, mas assim que entrarem em
produção se o tópico ainda tiver aberto.. posso enviar alguns dados de
desenpenho

att
Diego Augusto Dalmolin
Certificado LINUX LPI
Certificado Mandriva
CCNA Mods 1,2,3
Cel: (41) 8436-2448
Msn: diegoaugustodalmolin em hotmail.com
Mail: dalmolin em gmail.com