[FUG-BR] FreeNAS / SAN para home office [Era:Re: Off: Storage]

Sexta Janeiro 5 09:16:18 BRST 2007

A solução de NAS que roda freebsd é nada mais que um BSD embarcado, do tipo
o que o m0n0wall é para wireless. Se você não conhece o m0n0wall, ele um bsd
embarcado com GUI e destinado pra servir de gateway e ap wireless.
Assim, o freenas é um bsd embacrado com gui e protocolos pra servir arquivo
;)

Já vi no mercado, custando uns 2mil reais um linux rodando em uma caixinha
com firewire, usb, wireless, sata, suporte a discos externos, etc etc etc.
Pelo que vi nos review você poderia apagar a flash e gravar qualquer coisa
lá, desde que detectasse o chipset.

O que estes apliances "soho" tem de bom é o espaço pequeno e é todo
bonitinho, design simpático, interface gráfica e tal. O que tem de feio é o
preço... A performance é igual a de qualquer PC com bons componentes, já que
ele, apesar de ter processador limitado é destinado só a isto.

Não sei se daria pra você rodar, seja ele linux ou bsd, o seu software, por
causa do espaço em disco. O processador costuma ser também limitado, devido
à economia de energia.

Se você quiser utilizar a máquina pra algo mais, eu sugeriria que você
comprasse um PC normal e compartilhasse via samba/nfs.. é o mesmo resultado
final.
Inclusive você pode instalar o freenas em um pc normal.