[FUG-BR] Proteção

Guilherme M. O. gmoliv em gmail.com
Quarta Janeiro 10 17:29:35 BRST 2007

A precaução é não só com o cara mudar algo na configuração ou coisa do
tipo, mas também acessar dados da própria empresa que são mantidos
pela ferramenta case. (login da própria ferramenta, valores e
informações da empresa que seguem certa classificação).

A questão do live CD não me preocupa, a idéia é que o servidor teria
uma entrada usb e só, nada de drives de cds ou disquetes. Hoje em dia
existe "live-usb", mas para isso basta desabilitar o boot por usb na
bios. Se precisasse de manutenção, seria levado um servidor
"temporário" pré configurado, e então o servidor seria trazido para a
minha área que cuidaria da manutenção.

A ferramenta está concentrada em apenas uma pasta, o custo de
processamento que a criptografia vai gerar justifica encriptar o disco
todo nesse caso? quero dizer, vale a pena abrir mão de um pouco de
processamento para encriptar todo o disco se a aplicação está
concentrada apenas nessa pasta? (ainda nao sei como a aplicação se
comporta, não sei quanto consome nem nada)

A idéia inicial era não criar nenhum usuário para manutenção, porém
você me deu uma idéia que parece segura, é capaz de eu usar ela e
restringir um pouco a conta de manutenção usando o sudo.

É possível eu restringir login usando certificado digital? assim o
cara só ia conseguir logar se:
1) tivesse a senha da conta desprivilegiada
2) tivesse a senha do root
3) tivesse um token com um certificado digital emitido pelo meu servidor

Valeu

Guilherme M. O.