[FUG-BR] [OFF-TOPIC] DVD ripping/copying no freebsd

Marcelo Vilela marcelo.freebsd em gmail.com
Quinta Janeiro 11 08:46:12 BRST 2007

Olá,

>  1: Qual e' o melhor meio de se copiar um DVD no freebsd? Eu estou
> usando o k3b por enquanto, alguem tem alguma outra sugestao? (nao
> necessariamente precisa ser algo com GUI, de forma alguma ;))

Existem muitos GUI mas acho que a maioria usa o growisofs.

>  2: Como voces ripam um DVD para mpeg/avi no FreeBSD? Atualmente estou
> usando o mplayer/mencoder mas nao tenho muita nocao de bit
> rates/encodings/codecs e etc entao fico meio perdido no meio de
> tudo... Eu gostaria de algumas dicas sobre como fazer o
> mplayer/mencoder riparem um DVD com uma qualidade "boa -> melhor
> possivel". Fiquei no meio do caminho com os dvds que andei ripando com
> mplayer -dumpfile / mencoder

Uso o gmencoder, coloco para passar 3 vezes, o bitrate coloco entre
700 e 1000, dependendo do video (vídeos escuros geralmente requerem
uma qualidade melhor), codec uso o lavc. Mas isso é meio que receita
de bolo que encontrei na net (em muitos sites).

>  3: Eu tenho uma imagem iso de um DVD de 9GB, alguem possui boas dicas
> sobre como diminuir o tamanho total do DVD para que ele caiba em um
> dvd de 4GB?

K9copy ou ldvd

Abraços,
Marcelo Vilela.