[FUG-BR] Uso do sendmail para envio de e-mail do servidor FreeBSD

Cristina Fernandes Silva cristina.fsilva em yahoo.com.br
Sexta Janeiro 19 18:02:18 BRST 2007

Pessoal,

eu costumo fazer algumas rotinas no FreeBSD e apos acabar mandar via e-mail automaticamente
atraves do comando mail, a minha duvida é necessario esta habilitado o sendmail no FreeBSD para o
envio ? ou eu posso mandar o mail sem usar o sendmail,  desabilitando no rc.conf com esse comando.

sendmail_enable="NO"
sendmail_flags="-bd"
sendmail_submit_enable="NO"
sendmail_outbound_enable="NO"
sendmail_msp_queue_enable="NO"

Sei que ele esta em uso,
 25 37409     1   0  20  0  2092   588 pause  Is    ??    0:00,38 sendmail: Queue runner em 00:30:00
for /var/spool/clientmqueue (sendmail)
    0 39481     1   0  96  0  2244   740 select Ss    ??    0:19,39 sendmail: accepting
connections (sendmail

Porem a porta nao esta aberta, passei um nmap e nao acusou que a porta estivesse aberta, será
mesmo.

Posso utilizar ou teria outra maneira, este sevidor é web e nao tem nenhum outro MTA instaldo.

Cristina