[FUG-BR] Tráfego de banda (CACTI + PFCTL)

Quarta Janeiro 24 10:16:35 BRST 2007

Bom dia Felipe,

Primeiro obrigado pelo interesse em me ajudar com essa bronca...

Eu já tenho as regras no pf, a crontab já tá pegando os count e gerando em
um arquivo, já tenho o script em php na pasta scripts do cacti que tá
retornando as informações corretamente... minha dúvida é só como configurar
o cacti para ler essa informação e gerar os gráficos.

Veja:
[root em netserver:~] # pfctl -sl
vpn-in 5265 4 196
vpn-out 8 4 242

Crontab:
[root em netserver:~] # crontab -l | grep pfctl
*/5 * * * * /sbin/pfctl -zsl > /home/cacti/bandwidth.dat

CAT no arquivo:
[root em netserver:~] # cat /home/cacti/bandwidth.dat
vpn-in 60658 1026 93124
vpn-out 2319 1293 1016591

Executando o PHP pelo shell só para confirmar:
[root em netserver:~] # php
/usr/local/www/data-dist/intranet/security/cacti/scripts/bw.php
vpn-in:93124 vpn-out:1016591

Observe que no tutorial abaixo o autor começa a configurar o gráfico no
cacti, insere os Data Input Method, mas não ensina a configurar os
DataSource ("You can now setup a Data Source for this Input Method and a
graph like normal.").

http://forums.cacti.net/about14175.html

Até tentei inserir esse DataSource, mas são muitos campos para configurar,
não consegui... :/

Abs, bom dia.

--
Welkson Renny de Medeiros