[FUG-BR] Instalação utilizando o ports - Opções

brunounixuser em aol.com brunounixuser em aol.com
Segunda Janeiro 29 14:19:24 BRST 2007

Bom dia,

Estou montando alguns servidores utilizando o FreeBSD, na verdade são
três, um servidor de arquivo, outro servidor de e-mail e um gateway.
Esse e meu primeiro contato com o S.O. FreeBSD e a instalação dos
pacotes via ports agradou muito. Durante as montagens desses servidores
notei que existe a opção de digitar, dentro do ports, o comando 'make
config', que exibe na tela alguns opções utilizadas durante o 'make'.
Seguindo alguns tutoriais que adicionavam algumas linhas no arquivo
/etc/make.conf percebi que faz o mesmo que o comando 'make config'.

O que gostaria de saber é se existe algum comando que posso digitar
dentro do diretório de um programa, do ports, que exibe todas as opções
disponíveis para a instalação daquele ports. A origem da pergunta vem
da instalação do vpopmail via ports, existe a opção do mesmo trabalhar
com mysql porém esse paramêtro tem que ser passado durante a
instalação, e o port desse programa não tem a opção 'make config', para
saber as opções do vpopmail tenho que editar o arquivo makefile e
olhar, não considero esse procedimento seguro.

Att Bruno Henrique de Oliveira.