[FUG-BR] Configurando MTA com Postfix

Rafael Henrique Silva Faria rafaelhfaria em gmail.com
Segunda Julho 2 12:17:15 BRT 2007

Bom dia lista.

Estou tendo problemas em configurar um MTA aqui.

Qual é o planejado: montar um MTA postfix, com usuarios virtual,
amavis, postfixadmin, e SPF. Até aí nada demais.

Agora, eu tentei seguir dois metodos, mas ambos eu não obtive exito.

Tentei por aqui:
http://www.freesoftwaremagazine.com/articles/secure_email_servers_from_scratch_with_freebsd_6_part_2?page=0%2C0
E por aqui:
http://www.free.bsd.com.br/noticia.php3?CAD=1&NOT=186

O que acontece.
O Postfix está instalado. Mas o amavis não está funcionando, o SPF
também não está funcionando, e os e-mails não são entregues. Já tentei
fazer de tudo. Mas sem sucesso.

Quando eu mando um e-mail para este servidor, aparece no log que o
e-mail chegou, mas estava aparendo tb que tinha dado uma permissao
negada ao tentar criar a mailbox do usuario.

Eu tive que usar o comando maildircreate
/usr/local/virtual/domino/usuario para conseguir eliminar esse erro.

Bom depois que eu criei na mão o maildir do usuario, o postfix
informou que o e-mail foi entregue normalmente.
Porém, não existe nada dentro da maildir. Os diretórios estão vazios.

Eu defini todos os diretorios abaixo de (e incluindo)
/usr/local/virtual para o usuario postfix e o grupo postfix.

E no banco de dados, os usuarios estão sendo criados com a UID 125, e
GID 125. Que são os mesmos do usuario e grupo postfix.

Não consegui resolver esse problema. Os e-mails não chegam até as
caixas, apesar do postfix afirmar o contrario. E tem de ser feito isso
mesmo? Usando o postfixadmin, para gerenciar as contas dos usuarios,
seria que criar cada conta no postfix admin, e depois ir atá o shell
criar na mão o maildir ?

O SPF acontece o seguinte:
Jul  2 00:06:16 socrates postfix/smtpd[21213]: warning: unknown smtpd
restriction: "reject_spf_invalid_sender"

Seguindo o passo na free.bsd.com.br, no make config, do Postfix, não
existe a opcao SPF.
Eu compilei o SPF depois como foi informado no how to, porem, essa
linha ae acima não está funcionando. Alguem sabe como fazer isso
funcionar?

E o Amavis apresenta esse erro:

socrates amavis[947]: (00947-01) (!!)ask_av (ClamAV-clamd) FAILED -
unexpected result: /var/amavis/tmp/amavis-20070702T103146-00947/parts:
lstat() failed. ERROR\n
socrates amavis[947]: (00947-01) (!!)WARN: all primary virus scanners
failed, considering backups

Também sem soluções até agora.

Se alguém tiver alguma solução, eu agradejo.

Rafael Henrique Faria