[FUG-BR] Freebsd Freeze

Joao Victor da Costa victor em openit.com.br
Quarta Julho 4 09:24:38 BRT 2007

Rocha,
 Cheguei a pensar nesta possibilidade tanto que durante todo processo
verifiquei as requisições de IRQ dos dispositivos via systat vmstat,
vmstat -ia, e vmstat -w 3. Durante esta verificação notei que estava
havendo requisições absurdas de IRQ para as placas 3com's. Já havia
efetuado o teste de desativar o polling nas interfaces porêm o problema
persistiu. Acredito ter solucionado efetuando a troca da placa-mãe,
mesmo com varias opções da BIOS ativada a nova placa se mostrou mais
estável no que se refere as requisições IRQ's. Outra alteração que
efetuei foi adicionar "options HZ=1000"  no arquivo de configuração do
kernel diminuindo o tempo no loop de verificação. Outra coisa que
verifiquei foi que durante um load da máquina efetuando teste de ping
havia duplicidade de pacotes (DUP) o que reforçou no meu ver o IRQ storm
+ polling delay.

Efetuarei novos testes com a placa Intel D945GNT agora em laboratório e
se for do interesse posso postar as novidades.

[]'s.