[FUG-BR] Interface carp e sysctl - habilitar na inicialização

Silmar Oliveira silmarantonio.listas em gmail.com
Quarta Julho 18 13:50:37 BRT 2007

Olá lista,

Problema 1:
Instalei o carp e está funcionando legal. (Minha base foi o excelente
artigo do Daniel Bristot de Oliveira:
http://www.fug.com.br/content/view/124/60/)
O problema é que quando reinicio o servidor, ele não ativa a interface do CARP.
O sysctl também perde a configuração.
Aí tenho que executar nos 2 servidores:

# ifconfig carp0 up
# sysctl net.inet.carp.preempt=1

Tem alguma forma de automatizar isso na inicialização?

Problema 2:
Um dos servidores não foi configurado por mim e não aparece o status
(active/no carrier) das interfaces de rede quando executo o ifconfig.
Aparece conforme o exemplo abaixo.

lnc0: flags=108943<UP,BROADCAST,RUNNING,PROMISC,SIMPLEX,MULTICAST,NEEDSGIANT>
mtu 1500
        inet 172.16.0.103 netmask 0xffff0000 broadcast 172.16.255.255
        ether 00:0c:29:fc:84:03

Onde habilito o status?

Desde já agradeço.

Abs,