[FUG-BR] Pc-bsd

Carlos A. M. dos Santos unixmania em gmail.com
Quinta Julho 19 22:55:31 BRT 2007

On 7/19/07, Paulo Renato Arantes <freebsd em dkw.com.br> wrote:

> [...] sempre que estou no free falta um arquivo que esta no xp,
> como eu faço pra ter acesso ao xp???

Dá, mas com restrições, porque o FreeBSD só monta sistemas de arquivo
NTFS (o padrão do XP) em modo read-only.

Tenho uma máquina com o XP num disco e o FreeBSD no outro. O disco do
XP está dividido em duas partições. A primeira é primária, formatada
com NTFS, e é vista pelo XP como drive C; a outra é extendida, com uma
 unidade lógica formatada com FAT32., vista como drive D pelo XP.

Para montá-las eu criei dois diretórios no sistema de arquivos raiz,
/win_c e /win_d, e acrescentei ao /etc/fstab as seguintes linhas:

/dev/ad0s1 /win_c ntfs ro 0 0
/dev/ad0s5 /win_d msdosfs rw 0 0

Deste modo os distemas de arquivo são montados durante o boot do sistema.

--
Carlos A. M. dos Santos