[FUG-BR] Problemas na instalação do FreeBSD.

Edwi Oliveira Santos Feitoza edwi.slacker em gmail.com
Segunda Julho 23 05:18:59 BRT 2007

Olá, prezados!

Efetuo várias tentativas de instalação do FreeBSD em meu PC e sempre, depois
de iniciada a instalação dos pacotes da categoria ALL e quando a instalação
dos pacotes está quase concluída, aparece a seguinte mensagem no terminal:

*Panic: going nowhere without my init.
[...]
Cannot dump device: no dump device defined
Rebooting...*

O sistema que tento instalar nesta máquina é um FreeBSD 6.2 Release AMD64.
Neste computador tenho instalado um sistema Slackware Linux 11.0 e um
Windows XP Professional Service Pack 2 em um HD SATA. Tenho um HD IDE 80 GB
Samsung para uso exclusivo do FreeBSD.
Abaixo segue descrição do meu hardware:

Processador: AMD Athlon 64 bits 3000+ (2000 MHz)
Memória: 1 pente 512 MB DDR-400 sem ECC Samsung
Main Board: ASUS K8V-X SE socket 754 chipset VIA K8T800 bus 800MHz HT
ativado Cool'n Quiet ativado
Vídeo: placa AGP Nvidia GeForce4 MX-4000 128 MB
CD-ROM: DVD-RAM LG modelo GSA-4167B
HD 1: SAMSUNG SP0802N 80 GB IDE
HD 2: SAMSUNG HD080HJ SATA

Já tentei efetuar a instalação com o disco sata desligado, sem sucesso.
Uma coisa que não havia notado durante a instalação do sistema é que o
SYSINSTALL informava que a geometria de disco do meu Samsung IDE estava
incorreta. Verificando a geometria deste através do site da Samsung e
comparando com o que obtive com

cat /proc/ide/hda/settings

de meu Linux, verifiquei que a geometria de disco deste samsung é
16383/255/63 e o FreeBSD estava reconhecendo como 9733/255/63.
Corrigido isso, tentei instalar denovo, sem sucesso. Mas notei algo
intrigante...
Quando deu o mesmo erro após a instalação de vários pacotes, a saber,

Panic: going nowhere whitout my init.
Uptime: "não lembro a contagem de segundos"
Cannot dump: no dump device defined

e aparecia a tela de reboot automático ou pressionar qualquer tecla para
interromper, pressionei uma tecla qualquer e dei CTRL+ALT+F2 (o FreeBSD
utiliza o terminal 1 para mostrar as telas de instalação). No terminal 2
havia o log de todo o processo de instalação. Quando da falha de dump, no
terminal 2 apareceu esta mensagem:

dupwin(newsrc) failed, malloc memory corrupted

Pelo que pesquisei, malloc é uma função do kernel dos BSDs (incluindo o
FreeBSD) que tem por objetivo criar um device lógico chamado md (Memory
Disk), um espaço virtual para alocar processos e arquivos. Mas durante a
instalação eu criei e setei uma partição SWAP para isso!!
Teria como setar o instalador do FreeBSD para utilizar a SWAP ao invés do MD
para alocar processos durante a instalação do sistema?

Grato a todos.