[FUG-BR] PHP5 + ORACLE

Matheus Cucoloto matheuscucoloto em gmail.com
Segunda Julho 23 17:36:59 BRT 2007

Em 23/07/07, Edilson Azevedo<root.apropos em gmail.com> escreveu:
> Ola pessoal!
>
>         Possuo um servidor web freebsd 6.2 e preciso que ele acesse um banco
> oracle que estah em outra maquina aqui na rede, para fazer umas
> consultas, coisa e tal.
>
> Alguem tem ideia de alguma documentacao que me auxilie a realizar essa
> tarefa?

Instale esses programas

(matheus em iceberg)~# make search name=php5-oci display=path,name,info
Port:   php5-oci8-5.2.1_3
Info:   The oci8 shared extension for php

(matheus em iceberg)~# make search name=oracle8-client display=path,name,info
Port:   oracle8-client-0.1.1_1
Info:   Oracle 8 client

O resto eh php... acho que isso vc consegue né?

exemplo php

<?php
  $dbh = OCILogon( "scott", "tiger", "localhost:1521/orcl" );
  if ($dbh == NULL) {
    print "DB Connection Error!!";
  } else {
    $sql = "SELECT table_name FROM all_tables";
    $stmt = OCIParse($dbh, $sql);
    if (!$stmt) {
      print "DB Search Error!!";
    } else {
      OCIExecute($stmt);
      $rows = OCIFetchstatement($stmt, $results);
      if ($rows > 0) {
        for ($i = 0; $i < $rows; $i++) {
          print $results["TABLE_NAME"][$i] . "<br>";
        }
      }
    }
    OCIFreeStatement($stmt);