[FUG-BR] xl0: no PHY found!

Carlos A. M. dos Santos unixmania em gmail.com
Terça Julho 24 13:19:24 BRT 2007

On 7/24/07, Danilo Egea <daniloegea em yahoo.com.br> wrote:
> Salve Galera...
>
> seguinte, tenho um freebsd 6.2 com 3 placas de rede
> 3COM, a xl1 e xl2 funcionam normal mas a xl0 da o
> seguinte erro durante o boot:
>
> xl0: <3Com 3c905-TX Fast Etherlink XL> port
> 0xcc00-0xcc3f irq 21 at device 0.0 on pci1
> xl0: no PHY found!
> device_attach: xl0 attach returned 6

Tenta obter mais informações dando boot em modo verbose e olhando o a
informação dada pelo dmesg.

> e nao funciona, alguem saberia explicar o que
> significa esta mensagem.

A mensagem indica que a função xl_attach, em /usr/src/sys/pci/if_xl.c
retornou 6 (ENXIO Device not configured). Uma das causas desse tipo de
erro é o BIOS não inicializar o dispositivo por não conseguir
compartilhar uma interrupção.

Tenta trocar a placa de conector, de modo que não fique mais de uma
placa no mesma barramento PCI. Isso dependerá de a tua placa mãe
permitir, obviamente. Outra opção é entrar no setup do BIOS e
desabilitar dispositivos de que não precisas como controladoras de som
e/ou USB, se a máquina for um servidor. Outra dica: se precisas de
console só em modo texto podes tentar desligar a opção "assign IRQ to
VGA", caso ela exista. Isto libera um IRQ no barramento PCI pra ser
usado com fins mais nobres.

--
Carlos A. M. dos Santos