[FUG-BR] FreeBSD + 2 Links redundantes HA

Alexandre Biancalana biancalana em gmail.com
Sexta Julho 27 13:12:58 BRT 2007

On 7/27/07, Patrick Tracanelli <eksffa em freebsdbrasil.com.br> wrote:

> Pessoa, esta havendo varios problemas de conceito ai na conversa. Como
> voce vai saber se o link esta indisponivel? Pra isso é necessario
> conhecer a outra ponta. E dada a caracteristica comercial e
> provavelmente motivo pelo link adsl ser a escolha, obviamente num link
> barato desse ninguem vai oferecer cooperacao/conhecimento do estado do
> link entre as pontas.

Concordo... uma coisa é HA, a outra eh utilização de dois links para
saida....
Mas com um mix das tecnologias faladas você consegue fazer bastante coisa.

Entao eu pergunto, carp onde? Colocar carp na operadora e na ponta final
> do adsl vai funcionar, sem duvida, mas entao vai la na operador por..
> hehe. Entao carp nao resolve nada nesse cenario.

Ninguem até agora falou em cooperação das operadoras... estamos falando nas
alternativas a isso.
Temos basicamente 2 cenários balanceamento de saíde que ai sim Carp não é
utilizado. Mas existe a situação em que você possa querer ter 2 gateways e 2
links ai sim você usaria o carp para fazer o failover dos gateways.

pf route-to tbm n resolve nada. Route do que pro que? Se o link cair nao
> ha o retorno do pacote, se nao ha como voce retorna um pacote por um
> link sendo que a rota do caminho de volta é outro?

    ipfw fwd, mesma coisa, fwd do pacote pra onde

Você pode ter um script checando o gateway default do adsl, se ele não
responder você tira a regra de route-to deste link.

> trunk entao... pior ainda; vai fazer agregacao entre quem, e isso vai
> ajudar no que?

Nunca usei trunk, mas pelo que li..você pode agregar as interfaces de saída
e da mesma forma acima ter um script que checa o gateway default em caso de
queda, voce remove o link com problema do trunk.

Quanto ao iproute2, do Linux, olha o nome... iproute2, pf route-to
> (rotear para). Parece coincidencia os nomes? Nao. Eles fazem a mesma
> coisa. Entao com Linux tbm fica no nivel da gambiarra. Entao seja com
> Linux ou FreeBSD as opcoes sao as mesmas. E cada qual gambiarra mais que
> o outro. No caso do FreeBSD as ferramentas sao intrisecas a ferramenta
> de firewall. No Linux é independnete e voce tem que ficar fazendo
> "mangle" e marcando pacotes pra saber "o que veio de onde vai por onde".
>   Bem "xunxo".

Não vejo como gabiarra... e sim uma alternativa de baixo custo... ninguém
disse que é a solução ideal, mas dependendo dos requisitos funciona e
atende.

isso eu não sabia ;-)