[FUG-BR] Palm no FreeBSD

Terça Junho 5 21:49:05 BRT 2007

On 6/5/07, Carlos A. M. dos Santos <unixmania at gmail.com> wrote:

> Eu consigo conectar o meu Zaire 71 mas lê a mensagem inteira antes de
> soltar os foguetes.

> Minha configuração é a seguinte:
>
> 1. Módulo "uvisor" carregado via /boot/loader.conf
>
>         uvisor_load="YES"
>
>     (o "ucom" é carregado automaticamente, como dependência)

Compilei o kernel com estas opções. Em geral prefiro assim.

> 2. O usbd *não* é usado. Tirei do /etc/rc.conf a linha
>
>         usbd_enable="YES"

Tentei usar, e foi inútil. Aliás, tem um bug report relativo ao device ucom,
que eu acrescentei o comportamento do usbd em um outro bug report.

> 3. Mudei as permissões dos ttyU* para 666 assim
>
> 3.1 No /etc/rc.conf acrescentei
>
>         devfs_system_ruleset="devfsrules_local"

Não fiz isto.

> 3.2 No /etc/devfs.rules acrescentei
>
>         [devfsrules_local=10]
>         add path 'cuaU[0-9]*'   mode 666
>         add path 'ttyU[0-9]*'   mode 666
>         <outras regras que não vêm ao caso>

Cheguei a fazer isto à mão, usando o chmod.

> Eu uso o pilot-xfer (pkg_add -r pilot-link).

O KDE já instala isto.

> Eu faço assim:
>
> 1. Ativo o HotSync, usando a configuração padrão
>
> 2. Espero três segundos e digito o comando
>
>         pilot-link -p /dev/ttyU0 -b ~/Palm

Até tentei isto. Mas sem esperar os 3 segundos. A criação é instantânea.

Tentei também pela cuaU0.

Uma delas, eu não lembro se é a cuaU0 ou a ttyU0, mas acho que é a
cuaU0 dá permissões para o grupo dialer (se não me engano). Eu posso
me colocar no grupo e testar sem precisar de fazer chmod.

> Isso faz um backup dos bancos de dados do Zire no diretório Palm.
>
> Má notícia: isso às vezes também dá "kernel panic" e faz com que o meu
> computador reinicialize.

Pelo menos não passei por isto.

Qual é a versão do seu FreeBSD. As versões 5.x tem muitos bugs de USB.

Acho que vou tentar de novo.

João Rocha.

goffredo at goffredo.eti.br
goffredo at gmail.com