[FUG-BR] PF NAT e IPFW PIPE (+- RESOLVIDO)

Renato Martins renato em redenetworks.com.br
Quarta Junho 13 08:57:18 BRT 2007

Então se vc já fez um pipe somente para porta 80 as outras portas devem
estar liberada a menos que vc esteja com uma politica fechada, se for isso
libere as portas ou libere tudo depois dessa sua regra porque oque for para
a porta 80 ja deu match e nao vai decer para as regras abaixo dela

outra coisa vc so ta fazendo de um lado so download
e do ip to any , e a interface que ele vai sair ?

----- Original Message -----
From: "Welkson Renny de Medeiros" <welkson at focusautomacao.com.br>
To: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)"
<freebsd at fug.com.br>
Sent: Tuesday, June 12, 2007 6:00 PM
Subject: Re: [FUG-BR] PF NAT e IPFW PIPE (+- RESOLVIDO)

Renato,

Exatamente, o samba está no mesmo servidor que controla a banda (na verdade
é TUDO em um só servidor)...

Consegui resolver limitando somente a porta 80 (eu tinha tentado, mas devo
ter errado algo, pois não funcionava), agora ficou assim:

# Controle de banda (corrigido problema do SAMBA)
ipfw add pipe 2 ip from any to 192.168.0.200 src-port 80
ipfw pipe 2 config bw 200Kbit/s queue 20 mask dst-ip 0x000000ff

Estou vendo aqui se consigo fazer o seguinte, limitar todo o tráfego, EXCETO
ssh e samba... se alguém puder sugerir... ainda estou meio "enrolado" com
essse negócio de in/out src/dst... no caso vou ter que usar um NOT SRC-PORT
ou NOT DST-PORT, não sei :(

Renato e Mário, valeu pelas dicas.

Abraço,

--