[FUG-BR] Problemas com envio de email

André Luiz neo em santosandira.com.br
Quarta Junho 13 17:44:32 BRT 2007

----- Original Message -----
From: "irado furioso com tudo" <irado at hotpop.com>
To: <freebsd at fug.com.br>
Sent: Wednesday, June 13, 2007 5:23 PM
Subject: Re: [FUG-BR] Problemas com envio de email

Em Wed, 13 Jun 2007 16:58:33 -0300
André Luiz <neo at santosandira.com.br> escreveu:

> Sender address rejected: mail server in RFC 1918 private network (in
> reply to RCPT TO command))
>
> Pelo que eu li é como si os servidores do UOL analisassem o conteúdo
> do cabeçalho da minha mensagem e encontrassem algum problema nela
> (que ela tenha vindo de uma rede proibida pela RFC 1918).  Esse erro
> acontece quando alguem me envia um email a partir desses dominios ou
> quando eu mando pra alguem que tenha conta neles. Aqui eu estou
> usando NAT (minha rede interna é 192.168.0.X) e até então não estava
> tendo nenhum problema para envio/recebimento de emails.

bem.. não é bem assim, ou é quase isso - rss.

uma vez que chutes são perdoáveis, faça um zémail de teste para alguém
nêsses dominios e, ao despacha-lo, fique de olho no
seu /var/log/maillog (com o tail -f). Corte o trecho relativo ao teste
e ponha-o no corpo de mensagem que vai remeter pra nós, aqui na lista.

Seu mx é o mogno.santosandira.com.br (oficialmente) mas vc tem outra
árvore falando (a peroba) - rss..

bem, faça o seguinte: cole o teste (como solicitado) e também nos dê
uma idéia do seu topológico, de rede, ou seja, ONDE dentro da rede
está situado o servidor de zémail, essas coisas.

flames > /dev/null

--
saudações,
irado furioso com tudo

Bom, vamos lá então...

Enviando email do meu dominio @santosandira.com.br para
santosandira at uol.com.br (nossa conta para acesso discado quando nos falta o
link)

Jun 13 17:32:26 peroba postfix/qmgr[351]: AB1CB34829:
from=<andre at santosandira.com.br>, size=1314, nrcpt=1 (queue active)
Jun 13 17:32:27 peroba postfix/smtp[56617]: AB1CB34829:
to=<santosandira at uol.com.br>, relay=mx.uol.com.br[200.221.29.129]:25,
delay=0.65, delays=0.14/0/0.27/0.24, dsn=5.0.0, status=bounced (host
mx.uol.com.br[200.221.29.129] said: 554 <andre at santosandira.com.br>: Sender
address rejected: mail server in RFC 1918 private network (in reply to RCPT
TO command))

Exato, meu MX é o mogno.santosandira.com.br e o único.

Quanto a topologia da rede, só tenho 1 unico servidor que faz tudo.
Envia/recebe emails, roda apache, proxy, natd, etc...

xl0 -> 201.40.67.3 mogno.santosandira.com.br
xl0_alias0 -> 201.40.67.2 peroba.santosandira.com.br

Quem responde pelo servidor de email é o mogno.santosandira.com.br

Vou aproveitar pra colar aqui algumas informações da mensagem que voltou
como teste:

 <santosandira at uol.com.br>: host mx.uol.com.br[200.221.29.129] said: 554
   <andre at santosandira.com.br>: Sender address rejected: mail server in RFC
   1918 private network (in reply to RCPT TO command)

 Final-Recipient: rfc822; santosandira at uol.com.br
Remote-MTA: dns; mx.uol.com.br
Diagnostic-Code: smtp; 554 <andre at santosandira.com.br>: Sender address
   rejected: mail server in RFC 1918 private network

Obrigado a todos e necessitando de mais alguma informação por favor entrem
em contato.

Obrigado,

André