[FUG-BR] RES: Provedor?

Quarta Junho 20 10:02:05 BRT 2007

Redundância com o mesmo fornecedor? Aí a redundância é falha:

Veja bem, 2 backbones com a operadora Z, um fibra e outro par metálico.

Se a operadora Z, em algum ponto do backbone, tem problemas, você terá 2
links inúteis.

Seria melhor 2 operadoras distintas, de preferncia por meios distintos
também de última milha. Cuidado para não ser engando aí também, por exemplo,
no interior de MG, a Telemar entrega quase 100% da última milha. Então não
adianta comprar 1 link Embratel e 1 GVT, por exemplo, pois ambas seriam
entregues pelo par metálico Telemar, sujeitos a falhas.

Optando por 2 operadoras, logo que você já precisa de tanto link, verifique
as exigências de atribuição de IP, documentação e etc da lacnic e/ou FAPESP,
valores e também a capacidade de seus roteadores e trabalhe com AS, BGP e
etc, se tornando independente das operadoras para publicar seus blocos IP e
tomar decisões relativas ao  encaminhamento de tráfego de entrada e saída.

Sobre o VOIP, a mesma operadora de dados pode lhe entregar também um E1, de
forma que você, com o asterisk, ou um PABX digital, possa encaminhar e
contabilizar chamadas de entrada e saída para os seus clientes, utilizando
SIP.

Verifique a Embratel, ela está com uma solução interessante a este respeito,
o plano básico começa com um link de 2MB: 1MB para voz(E1 fracionado) e 1MB
de link. Você pode ligar diretamente a saída do mux deles no seu asterisk.

Abraços