[FUG-BR] Problema "out of swap space"

Renato Luiz de Sousa rensousa em iqm.unicamp.br
Quarta Junho 20 14:42:04 BRT 2007

Olá Pessoal,

Tenho um servidor que está ficando extremamente lento.  Exibe as msgs
abaixo nos logs:

Jun 20 13:46:35 xxxx kernel: pid 97475 (httpd), uid 72, was killed: out
of swap space
Jun 20 13:46:45 xxxx kernel: swap_pager_getswapspace: failed

Pela msg parece ser falta de swap, mas como posso fazer um swap-file
para resolver paleativamente o problema até que eu possa substituir a
máquina (ela está muito obsoleta) ?
Outra dúvida, qual o comando para ver a memória disponível ???  Estou
usando o top, mas tem algum outro ???

Abraços,

Renato