[FUG-BR] mknod

Carlos A. M. dos Santos unixmania em gmail.com
Terça Maio 1 09:54:38 BRT 2007

Gilberto wrote:

> Quero criar o dispositivo /dev/ad0s1a no freebsd mas o comando mknod
> pede o majors device que não sei onde conseguir.
[...]
> O man mknod informa que o arquivo em /usr/src/sys/conf/majors tem
> informações sobre qualquer device number mas este
> arquivo não existe no FreeBSD 6.2.

Gilberto,

Se olhares o manual do mknod (man mknod), verás que ele diz "The mknod
utility is deprecated on modern FreeBSD systems.". Isso é porque desde o
FreeBSD 5 os pseudoarquivos no diretório /dev são criados dinamicamente.

O pseudoarquivo ad0s1a só aparecerá se tiveres um label BSD na primeira
partição do disco (ad0s1). O que mostra o comando "fdisk ad0"?

___
Casantos