[FUG-BR] RES: Licença qmail

Terça Maio 1 22:07:23 BRT 2007

DJB é meio polêmico..

Vamos lá:

O ponto de vista do DJB sobre licença:

http://cr.yp.to/softwarelaw.html (que particularmente concordo).

Licença sobre distribuição binária do qmail:

http://cr.yp.to/qmail/var-qmail.html

ou seja, resumidamente:

The bottom line is that you can use qmail for any purpose, you can
redistribute unmodified qmail source distributions and qualifying var-qmail
binary distributions, and you can distribute patches to qmail. You can't
distribute modified qmail source code or non-var-qmail binary distributions.

Ou seja, por exemplo o spamcontrol:

Ele nada mais é que dezenas de patches do qmail. Os xiitas odiadores de
qmail falam, porque não fazer um .c e .h com patchs  já prontos e chamar de
qmail? Porque ter que fazer "remendo" pro qmail?

Porque o dono dele mandou :)

Então, ele é livre, você pode fazer o que quiser, fazer sua versão
"Flávio-qmail-spam" desde que distribua  o fonte original do qmail e seus
patchs separados. O netqmail é assim tambem

Se você quiser distribuir somente um binário, ele tem que ter o
funcionamento do var-qmail explicado acima, na sessão "Building a var-qmail
package"

Por isso que você não vai achar um qmail/spamcontrol/vpopmail/qmailadmin em
RPM para Linux ou em pkg pra freebsd.