[FUG-BR] Raid5 Fase 2

Eder ederbsd em gmail.com
Quarta Maio 2 14:26:51 BRT 2007

Olá Cristiano,

Vamos tentar assim, também não tenho experiência com isso, mais vamos
lá, fiz um teste
aqui não os cinco discos.

Execute isso para cada disco.

# dd if=/dev/zero of=/dev/ad6 bs=1k count=20
# fdisk -I /dev/ad6
# dd if=/dev/zero of=/dev/ad6s1 bs=32k count=16
# bsdlabel -w /dev/ad6s1 auto

Depois entre gvinum, automaticamente ele carrega o módulo.

gvinum -> create -f /etc/gvinum.conf

Adicione essas linhas ao arquivo.

# Volume Raid5
drive raid51 device /dev/ad6s1a
drive raid52 device /dev/ad8s1a
drive raid53 device /dev/ad10s1a
drive raid54 device /dev/ad12s1a
drive raid55 device /dev/ad14s1a
drive raid56 device /dev/ad16s1a
volume data
plex org raid5 194k
sd length 0 drive raid51
sd length 0 drive raid52
sd length 0 drive raid53
sd length 0 drive raid54
sd length 0 drive raid55
sd length 0 drive raid56
#end

Agora crie o volume.

gvinum -> create /etc/gvinum.conf
gvinum -> list

Com isso deve ter criado os volume para seus 6 discos. Inicie o raid e
depois save as configuracações.

gvinum -> start data
gvinum -> saveconfig
gvinum -> quit

Vamos fazer um newfs

# newfs /dev/gvinum/data

Acho que vai demorar um pouco, depois tente montar o volume.

# mount /dev/gvinum/data /mnt
# df -h

Teoricamente seu raid deve ter sido montado, agora adicione a linha no
loader, para carregar
automaticamente o modulo e também no fstab.

# echo 'geom_vinum_load="YES"' >>/boot/loader.conf
# echo '/dev/gvinum/data /mnt ufs rw 2 2' >> /etc/fstab
# shutdown -r now

Efetue o reboot e veja se o seu raid5 volta montado. Deve ser isso que deseja.

# kldstat | grep "geom_vinum"

Att, Eder.