[FUG-BR] Raid5 Fase 2

Sexta Maio 4 00:24:26 BRT 2007

On 5/3/07, Cristiano Panvel <cristiano.panvel at gmail.com> wrote:
> Valeu Eder funcionou cara, obrigado... antes tinha tentado como falei
> mais nao funcionou nao sei o motivo, o que eu notei que é meio lento
> para gravar os dados.
>
> abraços

Atenção neste ponto. Aqui você pode economizar alguns GB do disco
fazendo algumas otimizações, como diminuir o número de i-nodes e
aumentando o block-size

Algo do tipo:

newfs -b 65536 -f 8192 -i 1000000 -U -m 6 /dev/gvinum/data

Se a média de tamanho dos arquivos esperado for de 2 MB, então pode
criar um i-node para cada MB do disco, por exemplo. Assim até terá uma
margem de sobra.

Para maiores informações, man newfs e man tunefs.

Esta minha sugestão é boa se usar tar, dump, ou algum outro método
de backup que não seja simplesmente copiar os arquivos.

Eu fiz este tunning em um disco de 250 GB que uso para backups, e só
perdi 9MB com overhead de sistema de arquivos. Este meu disco só tem
1000 i-nodes.

João Rocha.