[FUG-BR] Montagem automatica de cdrom, pendrive, floppy

Helio Loureiro helio em loureiro.eng.br
Sexta Maio 4 15:36:00 BRT 2007

> O que você recomenda para essa tarefa (mountar, automaticamente, o
> /home dos usuário via NFS)? somente o /home de cada usuário e não o
> /home inteiro. Tipow o SaMBa, que mounta automaticamente o
> compartilhamento de cada usuário.

	AMD com certeza faz isso, mas dá um trabalhinho acertar.  Eu fui
testar a sugestão do HALD agora, matei o AMD e acabei travando o
sistema...  Bom, eu já fiz automount via nfs, mas sem autenticação via
ldap.  Bastava apenas acessar o diretório e esse tornava-se disponível
(com um certo delay...).

	Como bom sysadmin, fiz tudo funcionar mas não fiz backup.  Devo até
ter, mas preciso procurar.  Mas o caminho das pedras é algo assim:

/etc/rc.conf:
amd_flags="-a /.amd_mnt -w 5 -l syslog /home /etc/amd.map"

/etc/amd.map:
/defaults       type:=host;fs:=${autodir}/${rhost}/host;rhost:=${key}
*               opts:=rw,grpid,resvport,vers=3,proto=udp,nosuid,nodev
home            type:=auto;fs:=nfsserver@${map};pref:=${key}/

cdrom           type:=program;fs:=/mnt/cdrom;\
                 mount:="/sbin/mount mount /mnt/cdrom";\
                 unmount:="/sbin/umount umount /mnt/cdrom"

	Se eu achar meu backup, envio pra lista.

PS.: segui a dica do Diego (valeuz).  Estava tudo certo, exceto que o
amd também estava apontado pro diretório /media.  Uma vez que removi o
mesmo, o hald funcionou bonitinho (não antes do AMD deixar o sistema em
dead-lock).

[]'s