[FUG-BR] ndis0 não aceita configurações

Lucas Timm timm.freebsd em gmail.com
Segunda Maio 7 18:12:14 BRT 2007

Olá :)

Estou apanhando para fazer a configuração da minha placa de rede
wireless, que possui chipset Realtek 8180, no FreeBSD 6.2.
Descompactei os drivers pra MS Windows num diretório qualquer e rodei
o comando ndisgen NET8180.inf rtl8180.sys. Gerou-se o módulo, movi
para o /boot/kernel, subi com um kldload rtl8180_sys, subiram juntos
os módulos if_ndis e ndis. O ifconfig -a confirmou a interface
plumbada, e os leds da placa piscam a partir daí reforçando a
confirmação que a interface foi detectada pelo sistema.

Então, rodei o comando ifconfig ndis0 inet 10.1.1.11 netmask
255.255.255.0 ssid TIMM wepmode on wepkey 0x0123456789 channel 7 up,
ele demora uns 5 segundos e aceita o comando. Mas em seguida, ao rodar
o ifconfig -a novamente, ele não mostra nenhum dos dados que eu
inserí, retornando aos valores que tinha anteriormente (ssid ""
channel 1, por exemplo).

Quando digito o comando wicontrol -l, ele também mostra outra mensagem
de erro, segue:

wicontrol: SIOCGWAVELAN: Device not configured.

E, se digito wicontrol ndis0 ele lista os dados que eu já havia
inserido anteriormente no ifconfig (mostra a ssid timm, a wepkey e o
channel). Mesmo assim ele não pinga o Access Point, nem os outros
computadores e nenhum IP externo da internet. Não adiantou definir
como rota padrão o IP 10.1.1.5 (meu Access Point), pois a interface
não está subindo.

Tudo o que tenho lido na internet referente a configuração de rede
Wireless no FreeBSD mostra os passos que já tentei, exceto pelo
material referente ao FreeBSD 5.x, onde os procedimentos para
compilação dos drivers ndis são diferentes, e que de nada adiantam no
FreeBSD 6.1 e 6.2, conforme também tentei.

Então, alguém já teve algum problema semelhante fazendo a instalação
dessa placa ou alguma placa wireless semelhante no FreeBSD? O quê
estou deixando passar?

Atenciosamente,
Lucas Timm.