[FUG-BR] Ajustes de semaphoros e kernel

Eder ederbsd em gmail.com
Sábado Maio 12 17:30:36 BRT 2007

Olá Marcos,

Configurar esses parametros só tem sentido se você está utilizando um
aplicativo que utilize compartilhamento de memória, como PostgreSQL ou
Oracle mais tem outros também.

No caso de uma máquina com 2G de memória rodando PostgreSQL, a formula é assim.

512 kB + 8k * 1000 buffers = 8512kB = 2128 pages

Essas três opções são padrão para o kernel, para utilização de semáforos.

options SYSVSHM #SysV shared memory
options SYSVSEM #SysV semaphores
options SYSVMSG #SysV interprocess communication

options SHMMAXPGS=10000 # Numero de paginação por semaforo
options SEMMNS=200  # Número dos semaforos no sistema
options SEMMNI=70     # O número de identificadores por semaforo

Eu acho bacana também aprender o conceito de semaforos, para entender melhor
o que acontece, um semáforo a grosoo modo, é um dado abstrato que
possue a função
de controlar um recusrso compartilhado, que é baseado por um, ou
vários processos, ou também por uma thread própriamente dito.

Achei esses 2 links aqui, veja se lhe ajuda.

http://eradman.com/article/bsdtuning1
http://osdir.com/ml/os.netbsd.ports.i386/2004-02/msg00006.html

Att, edm.

 τὼ ὁδώ