[FUG-BR] Criar cdboot com o freesbie

Jorge Costa jorgecostaestgf em hotmail.com
Terça Maio 15 13:53:51 BRT 2007

>Boas!
>
>Eu instalei o freesbie através do ports, mas estou com um problema existe
>muita pouca documentação sobre o mesmo..
>
>Eu pretendia o seguinte:
>
>Criar um cdboot freebsd de facil instalação com uns pacotes á minha escola,
>do genero do cdboot do pfsense ( http://www.pfsense.com/ ), este permite-me
>correr em livecd e também fazer a instalação do mesmo, de uma forma rápida
>simples e intuitiva.
>
>Eu gostava saber se posso fazer o mesmo com Freesbie?
>
>Sem mais de momento, os melhores cumprimentos

> [...]

Eu já consegui gerar uma iso com o Freesbie, pena não ter saído como
desejava :-(

depois de instalar pelo ports no freebsd 6.2, fiz:
# cd /usr/local/share/freesbie
# make all

ele gerou no directorio /usr/obj/ uma iso ( FreeSBIE.iso ).

depois disso corri essa iso no VMware, o livecd funciona bem, no entanto
tenho é um problema porque a iso gerada só dá para correr como livecd, ou
seja, não dá para instalar no hd tal como acontece na iso do pfsense. outro
dos problemas que tenho é que não estou a ver como faço para que o freesbie
carregue os pacotes predefenidos por mim.

Eu queria criar um livecd em freebsd 6.2 já com certos pacotes instalados e
configurados, neste caso o proxy squid, para que quando tivesse de instalar
o freebsd com proxy numa maquina, não tivesse de perder montes de tempo a
instalar e configurar o freebsd e o squid. No fundo queria uma coisa
parecida com o cd de instalação do pfsense.

Gostava se saber se alguém já tentou ou conseguiu fazer algo parecido com o
que eu quero!