[FUG-BR] RES: RES: 4 placas de rede no FreeBSD

Sexta Maio 18 00:55:37 BRT 2007

On 5/17/07, Renato Frederick <frederick at dahype.org> wrote:
> [...]
> >
> [...]
>
> Hehehee, que hardware.. hum.. exótico né?
> Neste caso prefiro nosso amigo BSD ainda, caso não haja orçamento para um
> cisco ;)

Estes que falei são switchs que usamos por aqui que podem fazer grupos
de portas, coisa que o fabricante chama erroneamente de VLAN, o que
pode confundir desavisados.

Neles você cria um grupo, que chamam de vlan, e insere portas neles.
Assim é possível fazer, por exemplo, 10 grupos, sendo que uma porta
está nos 10 grupos, e cada uma das outras portas estão em grupos
diferentes. Portas de mesmo grupo conversam entre si, e portas do
grupos diferentes não conversam. Pode ser muito útil para impedir que
usuários conversem entre si, mas que todos falem com um servidor.
Pode ser útil também se você tem que ter 4 ou 5 switchs de 3 ou 4
portas. Entre muitas outras coisas.

João Rocha.