[FUG-BR] PPPoE em Rede Wireless

Domingo Maio 20 13:38:10 BRT 2007

On 5/19/07, Jonatas M. Victor <jmvlistas at vetorial.net> wrote:

>   Srs,
>
>     Alguem tem PPPoE implementado em redes wireless? Eu tentei fazer
> isso a uns anos atrás sobre o BSD 4.x mas tinha alguns bugs na época.
> Hoje a rede está cada vez maior e estou pensando em adotar novamente o
> PPPoE para controle de IP/Usuário usando PPPoE + Radius com talvez
> authpf. Não consegui descobrir se a implementação do PPPoE para servidor
> hoje no FreeBSD 6.X está melhor que na 4.X em relação a usar em redes
> wireless.

O PPPoE está funcionando legal. Eu estou usando. Não estou usando em
massa em conexões de rádio, mas estou usando em conexões de cabo
que passam por links de rádio. Mas cuidado, não são todos os rádios que
aceitam isto. Alguns tem que ser configurados como modo transparente,
ou algo assim.

Sei que rádios 2.4 com software APRouter (www.aprouter.com.br) aceitam
tráfego PPPoE.

Eu também fiz, mas como teste, o tráfego PPPoE via uma placa Atheros
colocada num FreeBSD. Funcionou bem, mas foi como teste.

O PPPoE tem algumas sutilezas, e elas não apareceram nos testes com
poucas máquinas. Só apareceram quando começou a ser implemenado
nos clientes. Tem vezes que as conexões simplesmente congelam, e o
usuário não consegue mais conectar. Nestes casos o processo ppp que
atende ao usuário tem que ser morto por um "kill -15". A solução para
isto é ligar o teste de linha e o echo do ppp. Não me lembro das opções,
mas estão na man page. Se for necessário eu posso ver quais são depois.
São 2 linhas no /etc/ppp/ppp.conf, se não me engano, mas coloquei 4,
para falar o tempo entre os testes. Acredito que para o uso em wireless
estas opções são de vida ou morte. O texto WARTA não fala destas
opções.

João Rocha.