[FUG-BR] Prioridade de processo

Ari Arantes ariarantes em gmail.com
Segunda Maio 21 11:42:36 BRT 2007

Pessoal,

Tenho um servidor de proftpd funcionando normalmente num servidor
FreeBSD 5.4. O proftpd está autenticando no mysql também.

O problema é que tenho um cliente que usa o servidor de FTP para
centralizar a base de dados de todas filiais. São vários "clientes"
que gravam arquivos e pegam arquivos do servidor o dia todo.

Por "falha" no desenvolvimento do software do cliente, todos os
arquivos são colocados no mesmo diretório, diferenciando apenas pelo
ID_DA_FILIAL-NUM_DE_CONTROLE. Já tentei fazer com que mudem isso, mas
não tem jeito... Cliente é cliente...

Os processos do Proftpd começam a ficar pesados e "comem" todo o
processamento da CPU, deixando o servidor lento.

Eu acho que é esse acúmulo de arquivos no mesmo diretório que causa
toda essa lentidão.

Vejam o ps awx:

 1808  ??  Ss    17:04.23 proftpd: (accepting connections) (proftpd)
46471  ??  R     14:43.96 proftpd: usuarioYYYY - 200.X.X.X LIST
/Transferencia/ (proftpd)
67754  ??  R      0:07.86 proftpd: usuarioYYYY - 201.Y.Y.Y: LIST
/Transferencia/ (proftpd)

Nesse momento só tem 2 clientes conectados e o uptime da máquina está em:

11:42AM  up 51 days, 58 mins, 1 user, load averages: 2.39, 3.08, 3.12

Mas tem hora que os load averages passam de 10.

São vários desses processos que detonam a máquina e todos ficam nesse LIST.

Minha pergunta:

Não tem como limitar o quanto o serviço de Proftpd usará de CPU? Ou
alguma maneira de melhorar isso?

Obrigado,

Ari