[FUG-BR] [OFF TOPIC] Drive DAT.

Segunda Maio 21 12:20:24 BRT 2007

On 5/21/07, Luiz Otavio Souza <luiz at visualconnect.com.br> wrote:

> João,
>
> Infelizmente as "velhas" fitas de backup ainda são as melhores maneiras
> de se armazenar um backup...
>
> Derrube esse seu HD e me conte o que você conseguiu recuperar dele depois...

Que tal 18 metros? Sim Sobreviveu. O gabinete do computador ficou retorcido,
mas o HD ficou intacto. Fez três escalas antes, uma na cabeça do técnico
que descuidou - meio metro de queda, aproximadamente - outra quando os
cabos esticaram - cerca de 1 metro - e um ganho de uma árvore. Bateu, no
final, num matagal, mas o gabinete ficou tão retorcido que todas as placas
foram desencaixadas da placa mãe, mas permaneceram aparafusadas atrás
no gabinete. O HD não sofreu nada, mas estava desligado. Depois disto eu
posso afirmar que existe um certo exagero no cuidado que os HDs precisam.
Os primeiros é que eram realmente frágeis. Não aguantavam nem 10 G de
queda. Os atuais são muito mais resistentes. Por exemplo, o ST3750640SCE
aguenta 63 G de choque quando ligado, e 300 G quando desligado, i.e.,
podem cair no chão sem grandes problemas, especialmente dentro daquela
caixa de armazenamento dele.

http://www.seagate.com/ww/v/index.jsp?vgnextoid=a7697ea70fafd010VgnVCM100000dd04090aRCRD&locale=en-US#

Escolhi o acima aleatoriamente entre os de 750 GB de tamanho. Devem
tenham melhores e piores que ele.

Os HDs atualmente são muito resistentes, mas os fabricantes e os
revendedores não desmitificaram a fragilidade deles para evitar abusos, e
manter as pessoas sendo cuidadosas com eles

> A solução de backup em HD é mais barata que a solução de fita e tem
> algumas vantagens na recuperação dos dados (acesso direto X acesso via
> dump/restore-tar-cpio), mas tem as desvantagens de ser um hardware
> relativamente complexo (e cheio de defeitos) quando comparado a fita.

Fita dá muito problema. Eu já usei, e dava mais problema que backups em
HD.

> Dat tem o dds-4 que faz backup de 20/40G o que eu acho bem pouco. Depois
> tem as DLTs (160/320G), Ultrium/LTO (220/440G e agora 400/800G com 432GB
> de transferencia/hora).

Existe a DDS5, que faz 36/72 GB. Mas o tamanho máximo falado é usando
a compressão, e como compressão de compressão geralmente não dá
nenhuma compressão, eu considero DDS4 como 20 GB. Aí também surge a
chatice de ter que trocar as fitas durante backups de coisas grandes. Fora
que os backups em fita tem que ser feitos em sequência, e um HD permite
que sejam feitos simultaneamente.

As Ultrium/LTO devem ser MUITO caras, e as fitas muito caras também. Hoje
dá para comprar um HD de 500 GB por 525 Reais. Quanto custa a fita?

> As DLTs custam aproximadamente R$12000,00 (mais R$250,00 cada fita), dá
> pra comprar um um bocado de hds...

Só os 12 mil reais dá para comprar para comprar cerca de 12 TB em HDs,
ou até mais. Encontra-se atualmente HDs de 250 GB por cerca de 210 Reais,
o que eleva para 15 TB de HD por 12 mil reais. E se procurar um atacadista
pode-se até aumentar isto.

> A Sony inovou com o AIT que tem um chip (acredito que deva ser alguma
> coisa do tipo do memory stick) em cada cartucho e que armazena o TOC do
> backup, assim na hora de restaurar não precisa ler a fita toda até achar
> o TOC no fim do backup :)

Mas que programas de backup suportam este TOC? É uma idéia legal, mas
fora dos padrões. Como isto funciona? Isto funcionaria no FreeBSD. Eles só
devem colocar programas para ruindows, como muits fabricantes de hardware
fazem. A muito contra-gosto alguns estão fazendo suporte ao Linux, e mutas
vezes MUITO mal feito, basicamente portado do windows, com todos os
vícios do windows. Como o programa para Unix de um fabricante de no-break,
que exigia java, ambiente gráfico, tinha erros nas instruções de instalação,
mandava criar um diretório an rais do sistema, etc. O programa tinha sido
feito por quem não conhecia Unix.

João Rocha.