[FUG-BR] RES: [OFF TOPIC] Drive DAT.

Segunda Maio 21 13:01:20 BRT 2007

On 5/21/07, Renato Frederick <frederick at dahype.org> wrote:
> Backup não pode ter "gosto", mas sim seguir padrões técnicos!
>
> Um HD é susceptível a perda de dados por vibração, descarga elétrica, campo
> magnético.. e tantas outras...

Os campos magnéticos podem afetar mais ainda as fitas, pois os discos
dos HDs estão dentro de uma caixa metálica, e a fita não. Se armazenar
bem os HDs, dificilmente terá problemas com descargas elétricas.

> É engraçado, para não ser cômico, indivíduos que fazem backup da massa de
> dados da empresa em um HD de 300GB em um case externo, levam pra casa a
> noite no banco do passageiro do carro e na primeira freada brusca o HD vai
> parar no assoalho...

Isto já é transporte inadequado. Um tombo assim pode dabificar a fita
também, ou afetar o modo qeu ela está enrolado. Eu me lembro de fitas
VHS e cassete mal enroladas dando travadas.

EU usaria uma caixa grande, com espuma, e colocaria de modo que não
caísse no chão.

> Ou então, deixam o HD em casa do lado daquela caixa de som "troni" sem
> isolamento, depois não sabem porque a BIOS não reconhece o disco!

Fita também não sobrevive a isto. Como no caso de desmagnetização das
TVs e monitores. Aliás, os HDs sobrevivem à desmagnetização dos monitores,
senão não poderiam ficar pertos destes.

> [...]
> Como os colegas falaram, existem diversas tecnologias, desde a DAT, já
> consolidada e com suas limitações(velocidade e capacidade), até as mais
> modernas, como AIT, com velocidades surpreendentemente altas.
>
> Mas para o caso do colega, a "velha" fita DAT atende, justamente por ser
> tecnologia consolidada e dominada, pode-se achar drives DAT modernos a
> preços satisfatórios, bem como fitas dds-4, inclusive testei algumas da HP
> USB que são totalmente plug and play.
>

> Só não vale fazer o backup, seja em fita ou em HD e deixar a mídia do lado

Eu vi isto em um caso de disquetes. A mesa onde estava o computador
pegou fogo queimando o HD e os disquetes.

João Rocha.