[FUG-BR] Ajuda para implementação de Firewall

Fabio Rafael fabio.ctba em gmail.com
Segunda Maio 21 17:44:19 BRT 2007

Oi Cristina, estava aqui na lista procurando alguma coisa sobre pf+altq,
(sou um usuario um tanto passivo) e cheguei até sua msg, não sei se de
momento vai ajudar, mas só pra relatar...  entrei no mundo pf primeiramente
com o pfsense, na verdade não conhecia nada de firewalls depois de um longo
periodo de estabilidade com vários outros serviços aqui na empresa, volto
novamente tentando reaprender o pf na "unha" .... Bem vc comentou sobre
squid no pfsense (tenho rodando em 5 servidores, um em cada filial da
empresa, realmente o que vem no packages é mais enxuto, porém gerei um
pacote .tbz do squid do sarg e peguei um script em pearl na net pra
criação/utilização do htpasswd, ja que o pfsense vem com o lighttpd, joguei
pra dentro dele e instalei..  (nao criei toda estrutura da arvore de ports
pq esse firewall era um hardware meio limitado), ou seja administro o squid
não pela interface webgui e sim na console direto.. apenas tive que
adicionar em squid_enable="YES" para levantar no boot...

[]s
--
Fabio A. Rafael (moiza)