[FUG-BR] apm

Carlos A. M. dos Santos unixmania em gmail.com
Sexta Maio 25 21:11:48 BRT 2007

On 5/25/07, CDMB . <cdmb_ em hotmail.com> wrote:

> apm_enable="YES"
>
> Boa tarde pessoal,
> Porque essa linha não faz com que meu FreeBSD desligue sozinho?

Bom, acho que "desligar sozinho" não é bem o que tu queres, já que
isso seria um defeito, mas entendi o recado :-)

Existem duas razões para usar APM no FreeBSD

1. Se a tua máquina é meio antiga e o BIOS não suporta ACPI

2. Se o BIOS suporta ACPI mas por algum motivo o FreeBSD não finciona
bem com ele.

Nas versões mais recentes do SO, APM normalmente está desligado mesmo
quando o kernel é compilado com suporte a ele. Ativar APM requer duas
coisas:

1. No /boot/loader.conf, colocar

hint.apm.0.disabled="0"

1.1. Se o kernel não foi compilado com APM, colocar também, para
carregar o módulo

apm_load="YES"

2. No /etc/rc.conf, colocar

apm_enable="YES"
apmd_enable="YES"

Feito iss, se usares o comando "shutdown -p now" o computador deverá
desligar. Para maiores informações:

    man 4 apm
    man 8 apm
    man 8 apmd