[FUG-BR] off-topic, hp pavilion dv6000 + Windows XP ?

Carlos A. M. dos Santos unixmania em gmail.com
Sexta Novembro 9 23:21:36 BRST 2007

On Nov 9, 2007 9:53 PM, Zavam, Vinícius <egypcio em secrel.com.br> wrote:
> Citando Cabral:

> cabral,
> o que vc postou no topic é a série, e não o modelo.
>
> tenho um laptop desta mesma série operando sem problemas
> windows xp media center. (dv6130us)
> operam na mesma box sistemas bsd e linux. não ha treta

Pode haver treta, dependendo do modelo. Os DV2000, que usam
processador Intel, costumavam dar menos problemas. Já os DV6000, que
usam processador AMD e chipset nVidia nForce, costumavam ser mais
chatinhos. Tive dificuldades com um DV6210 que se recusava a dar boot
tanto do FreeBSD 6.2-RELEASE quanto do OpenBSD 4.1. Isso foi em abril
deste ano e as pesquisas que fiz na época me indicaram que havia
problemas sérios com ACPI (sempre ele). Isso foi resolvido no FreeBSD.
O último 6.2-STABLE e o 7.0-BETA1.5 funcionam sem problemas.

Uma observação semi-OT: a máquina é da minha esposa e vinha com
Windows XP, que ela não queria nem saber de usar, apesar de não ser
nerd ("essa porcaria aí só serve pra encher o computador de vírus e
fazer a gente perder tudo o que tem"). Acabei instalando "o pinguim"
(Kubuntu), por mais que ela quisesse "o diabo", com o qual já estava
acostumada. :-)

--
Carlos A. M. dos Santos