[FUG-BR] problemas com altq e pf

Nenhum_de_Nos matheusber em gmail.com
Sábado Novembro 10 01:51:37 BRST 2007

olá

sei que muitos já falaram no assunto, mas num achei ainda qual o
problema e já li um bocado de coisa :(

preciso controlar o tráfego voip de uma sede para 3 filiais. estas
filiais se conectam à matriz via frame relay. quero garantir a banda
do voip.

tentei fazer um experiencia com pf e controlar tráfego http, mas num
consigo. eu não consigo acertar a fila, a regra para o tráfego que eu
quero. defino duas filas e sempre cai na default

a regra é:

# cat regras.pf
ext_if=xl0

altq on $ext_if bandwidth 140Kb hfsc queue { http, outros }
 queue http bandwidth 10% priority 7 hfsc
 queue outros bandwidth 90% priority 0 hfsc (default)

pass out on $ext_if inet proto tcp from any port 80 to 192.168.254.100
keep state queue (http)

já testei com FreeBSD 7.0-BETA2 e com OpenBSD 4.2-current (quase 4.2 release)

mas sempre fica caindo na fila outros ...

sim, este sistema é um bridge que vai ser instalado, e o bridge está
funcando 100% (falo dele agora - o OpenBSD que tenho em casa para
testar)

se alguém puder me ajudar em como definir a regra para acertar
exatamente o tréfego que eu quero :)

já tentei usar flags S/SA, keep state, sem keep state, sem flags ...
sei que isso funciona, só não sei como colocar a regra que acerte
exatamente o tráfego que quero

obrigado,

matheus

--