[FUG-BR] problemas com altq e pf

Fabiano (BiGu) bigu em grupoheringer.com.br
Domingo Novembro 11 04:20:31 BRST 2007

oi Matheus,

Bom, pelo que vi no seu exemplo com HTTP, voce quer controlar a banda
das requisicoes que seu clientes enviam para o HTTP no ip
192.168.254.100, bom...se for isso, a sua regra está errada, pois  porta
80 é para o DESTINO e nao da ORIGEM, quando voce manda uma requisicao
http, a porta de origem é uma dinamica, enquanto que a porta de destino
é a 80...portanto sua regra deve ficar assim:

pass out on $ext_if inet proto tcp from any to 192.168.254.100 port 80
keep state queue (http)

Tenho um PF + ALTQ funcionando perfeitamente com VOIP aqui em 2 filiais,
em conexoes completamente diferentes, e ele prioriza muito bem com CBQ....

Abracos