[FUG-BR] Suloção para RAID 1 bootable em partição.

Alexandre Biancalana biancalana em gmail.com
Segunda Novembro 19 15:53:28 BRST 2007

On Nov 19, 2007 12:54 PM, William David FUG-BR <fugbr em biosystems.ath.cx> wrote:
> ok disco é tranqüilo
>
> To me batendo para montar a seguinte configuração
>
> gmirror  gm1   ad1s1a  ad2s1a  20 gb
> gmirror  gm2   ad3s1a  ad4s1a  20 gb

Acho que você não leu nem as man pages nem o link passado...
O geom (e todos seus modulos) são bem faceis de usar, mas para usá-los
você tem que entender como eles funcionam primeiro.

Os comandos de criação seriam algo assim (leia a man page pois existem
mais parametros que podem ser úteis para o seu objetivo):

gmirror label gm1 ad1s1a ad2s1a
gmirror label gm2 ad3s1a ad4s1a

As partições já devem ser criadas antes do comando acima com o tamanho
desejado, o gmirror só vai checar se os componentes especificados
iguais ou maiores que o menor componente existente.

> gmirror  gmboot  gm1 gm2  20 gb
>
> neste caso iria tentar fazer raid 1+1 nas partições preciso que esta
> partição funcione ativamente para boot em qualquer um dos discos em
> caso de falha.
>
> zfs mirror ad1s2 ad2s2  mirror ad3s2 ad4s2  600gb
> aqui seria uma raid 0+1 essa seria a idéia da configuração que estou
> planejando utilizar

Apenas mais uma nota...para você utilizar zfs o seu Free *tem* que ser o 7.

> Em caso de desastre temos que montar 1 novo no prazo mais curto
> possível por isso Pretendo montar isto da forma mais simples possível.

No meu ponto de vista não vejo a necessidade (não conheço os
requisitos do seu projeto) de se fazer 2 mirrors de 2 discos e depois
juntá-los e outro mirror, por que você não cria logo esse mirror de
boot com as 4 partições ?