[FUG-BR] NAT 'nativo' com gateway_enable="YES"

Marcelo/Porks marcelorossi em gmail.com
Segunda Novembro 19 17:26:08 BRST 2007

Certo...
Entendi... gateway_enable seta o net.inet.ip.forwarding para 1...

Mas, então, o que no FreeBSD faz o NAT?
Digo, quando eu coloco 'gateway_enable="YES"', alguma coisa faz NAT da
minha rede interna para a Internet...
Queria saber que 'coisa' é essa que faz o NAT... Alguém sabe me dizer?

Valeu.

On Nov 19, 2007 5:08 PM, Alexandre Biancalana <biancalana at gmail.com> wrote:

> gateway_enable não habilita qualquer nat, a unica coisa que ele faz é
> setar net.inet.ip.forwarding para 1, habilitando o sistema a fazer o
> forward de pacotes... sem isso você não consegue rotear tráfego que
> não tenha come destino a sua máquina.

> Você pode usar pf (ou qualquer outro firewall) sem essa opção para
> filtrar o tráfego que tenha sua máquina como destino, mas não vejo
> alguma razão prática para usar o pf com nat sem habilitar packet
> forwarding....

Marcelo Rossi
"This e-mail is provided "AS IS" with no warranties, and confers no rights."