[FUG-BR] Servidor travando (aparentemente RESOLVIDO)

João Paulo Just jpjust em justsoft.com.br
Terça Outubro 9 09:13:15 BRT 2007

William escreveu:
> Oi,

Oi :)

> É o 6.2-STABLE ? (Desculpe, perdi o começo da conversa)

Sim.

> O certo seria voce compilar o kernel com opçoes de debug, gerar um
> backtrace do kernel panic para analisar melhor e se necessaro enviar
> para a lista oficial de desenvolvedores...

Meu kernel tem opções de debug. Usei o nm com o endereço do ponteiro de
instrução e achei a função onde ocorreu o erro: _mtx_lock_sleep. Não
ajudou muito :P

> Aconselho voce a fazer um csup e atulializar para a utlima versao...
> 6.2-stable ou ateh quem sabe a 7.0-current (em desenvolvimento...)

Já pensei em atualizar pra última versão do 6.2, mas sou muito
inexperiente em usar o csup pra fazer isso em um servidor de produção.
Por enquanto estou usando o freebsd-update. Alguém já usou isso? Funciona?

Pra aliviar o natd, fiz o seguinte: criei um endereço alias na placa de
rede externa e fiz o squid sempre sair com esse endereço, usando
tcp_outgoing_address no squid.conf. Depois disso, no ipfw.rules, fiz uma
regra pra fazer os pacotes para o endereço que atribuí no squid.conf
pularem o natd. O que acontecia é que o natd recebia tráfego do squid (o
que não precisa acontecer, já que o squid faz a tarefa de gateway sem o
natd). O uso da CPU pelo natd era em torno de 7 %. Depois disso, ele
está a maior parte do tempo em 0 % (já que a imensa maioria das pessoas
usam a Internet pra abrir páginas).

Eu também tinha feito uma gambiarra pra resolver outro problema antigo
(o natd vivia parando de funcionar). Resolvi isso colocando um arp -da a
cada 5 minutos no cron (quando dava um arp -da, o natd voltava ao
normal). Acabei tirando isso depois que fiz o IP novo pro squid. Com o
natd aliviado, acho que não vou mais precisar disso.

Enfim, fiz um trabalho em cima do natd essa madrugada, espero que
resolva de vez meu problema. :)

- --
João Paulo Just
Diretor Executivo - Justsoft Informática Ltda.
http://www.justsoft.com.br/
- --
Ilhéus, BA, Brasil.
+55 75 8104 8473