[FUG-BR] 7.0-RELEASE sai ou não sai?

Terça Outubro 16 15:39:35 BRST 2007

Evandro Nunes escreveu:
> parece que o 7 está congelado há decadas já, até ja perdi a conta

Nao exagere. Está congelado desde a data prevista pro seu congelamento,
Junho de 2007.

http://www.freebsd.org/releng/

>  agora estão tirando os sensoreso do OpenBSD fora e tem uma noticia no
> site da fug falando que o escalonador de que tanto se fala não vai
> estar por padrão no 7

O que era de se esperar. Você conhece algum projeto open source mais
conservador que FreeBSD?

> porque ta demorando tanto? ta quanto tempo atrasado?

Olha, opiniao pessoal. Eu nao acho que esteja demorando, e se esta
atrasado que tem a nocao do atraso, são apenas os desenvolvedores,
porque pra nos, usuários, todo o cronograma de agenda que tivemos acesso
(o que foi publicamente divulgado na URL acima) está sendo seguido.

Sobre a demora, acho que essa é uma impressão errada, que eu atribuo a
artigos como "Whats Cooking for FreeBSD", e o congelamento da arvore
estar sendo seguido de perto na FUG. Por exemplo, onde ja se viu o
commit do bump version do script shell que batiza o 8.0-CURRENT virar
noticia? Nao, isso nao eh ruin, mas cria uma expectativa diferente, como
se estivesse "na boca do forno".

Vou repetir um post que eu mencionei numa noticia da fug:

-----------------------------

Pessoal,

Não querendo desanimar os entusiasmados, mas o 7.0-RELEASE não está
próximo. Vejam bem, não temos nenhum -BETA, nenhum -RC. Sem beta e sem
Release Candidate, não tem -RELEASE. Na mais perfeita situação, um -RC é
suficiente, mas é seguro considerar pelo menos um -BETA e um -RC. É
parte do processo de engenharia 2 semanas entre -BETA e -RC. Isso quer
dizer que vai faltar 4 semanas (1 mes) no mínimo, quando sair o primeiro
ISO do 7.0-RELEASE. Se formos ser pé no chão deve existir pelo menos 1
BETA e 2 -RC, isso da 6 semanas a partir da data X, onde X ainda não
chegou.

Outro indício que não falta pouco: não tem sequer agenda ainda pro
FREEZE do RELENG_6. O 6.3-RELEASE e o 7.0-RELEASE devem ser lançados
"juntos", com uma ou duas semanas de diferença, independente de quem
saia primeiro. Todo -RELEASE "ponto-zero" é acompanhado de um -STABLE no
ramo atual de produção. Foi assim com 5.5-RELEASE, foi assim com
4.11-RELEASE. Achar que não vai ser assim com 6.3-RELEASE é besteira.

Pro 6.3 sair vai precisar de um freeze de pelo menos 1 mes. Pensem
nisso, e não criem expectativas de "7.0 sai ja ja", pra nao achar que
houve atraso, porque o que eu to notando é precipitação em achar que "ta
saindo do forno". Não tá. A estabilidade do RELENG_7 é fruto do
amadurecimento do processo de engenharia, não quer dizer que "está
pronto, sai a qualquer momento".

:)

-----------------------------

Concluindo a linha de raciocionio, estamos no dia 16. Se sair um -BETA
em imagem ISO hoje, tenho certeza que o 7.0 não sai antes de 16 de
Novembro. Pra ser bem mais pé no chão, afinal, nao deve sair -BETA hoje
hehe, da pra concluir que 7.0-RELEASE antes de Dezembro, é improvável.

Enfim, considere: quando tiver 2 ou 3 semanas de Freeze do RELENG_6, ai
sim o 7.0 pode sair a qualquer momento. Antes disso não se entusiasmem
com pouca coisa :)

So vamos ter nocao do que ta atrasando quando a agenda do 7.0 e do 6.3
sair. Sem previsão de data como podemos achar que ta atrasado ou
adiantado? Pessoalmente eu acho que ta adiantado, que o code-freeze do
ports pro 7.0 foi adiantado ate demais hehe, que o freeze do HEAD foi
adiantado, que a criacao do branch RELENG_7 foi na hora certa...

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
(31) 3281-9633 / 3281-3547