[FUG-BR] RES: VPN com clientes variados.

Rodrigo Roberto Barros rodrigo.barros em foton.la
Segunda Outubro 22 15:41:01 BRST 2007

-----Mensagem original-----
De: freebsd-bounces em fug.com.br [mailto:freebsd-bounces em fug.com.br] Em nome de Rafael Faria
Enviada em: segunda-feira, 22 de outubro de 2007 14:20
Para: freebsd em fug.com.br
Assunto: [FUG-BR] VPN com clientes variados.

Bom dia lista.

Precisamos montar uma VPN aqui na faculdade, do seguinte modo:

A VPN precisa entrar na rede internet... obter um IP gateway (o
gateway é o mesmo que está com o OpenVPN instalado).

Os clientes com Windows, ou Linux, ou Mac, ou FreeBSD, precisam
acessar a VPN de modo facil. De preferencia informando o IP do
servidor da VPN, um usuario para autenticação e uma senha.

Encontrei na FUG um artigo sobre o MPD.

Realmente é apenas com ele que esse tipo de programa que é possivel essa VPN?
EU estou com o OpenVPN instalado no servidor.
ELe não serve para fazer autenticação de usuarios para liberar o acesso ao VPN?

Se alguém tiver uma sugestão... eu agradeço.

--
Rafael Henrique da Silva Faria
# Grupo Cena Digital

Cara, FreeS/WAN www.freeswan.org ou tem o OpensWan http://www.openswan.org/, q utiliza IPSec. Pq com o OpenVPN seus clientes terão que ter uma chave q vc tem q criar para eles, o q dificulta a manutenção para um grande numero de usuários.

Sem contar q vc vai ter q ensinar eles a instalar o OpenVPN na maquina que vão utilizar para acessar a VPN.

Agora para a implementação desses dois eu já não conheço muito.

Rodrigo Roberto Barros
Analista de Sistemas - NIE
rodrigo.barros em foton.la
Fóton® Informática S.A.