[FUG-BR] FreeBSD reiniciando

Rafael Faria rafaelhfaria em gmail.com
Terça Outubro 23 12:49:20 BRST 2007

Bom dia lista.

Estou com um problema complicado aqui com um FreeBSD 6.2.
É um caso muito estranho, não consegui encontrar nada relacionado, mas vamos lá.
Montamos um servidor de web aqui na faculdade de ciencias e letras da
Unesp, com uma maquina: Athlon 64, 1Gb de ram, 2x 250Gb HD (raid 0).

Está com Apache 2, PHP 5.2.4, tudo atualizado.

Rodando um WebMail RoundCube, que acessa um IMAP de outra máquina.

Quando é enviado um e-mail com anexo um pouco grande (digamos maior
que 2mb) a máquina reinicia do nada.

O Free não gera nenhum log, nem o apache, nem o PHP.
No instante que se clica em enviar no e-mail, a maquina simplesmente reinicia.

Eu fiz testes de stress na maquina, usando Unix Bench (rodando 2
processos simultaneamente) ApacheBench (a partir de outra maquina) com
1000 conexoes em 30 sessoes concorrentes. A carga da maquina chegou a
11. Mas nao reiniciou... eu fiquei realizando esses testes por 2 dias.
Sem nenhum reinicio da maquina.

Mas assim que se envia um e-mail com mais de 2 mb por esta maquina,
ela reinicia. Sem gerar nenhum log. Se assim que a maquina acabar de
carregar o boot, estabilizar, se enviar um email de 3mb pelo webmail,
ela reinicia na mesma hora. Se a maquina estiver ligada a 1 semana, e
se mandar esse e-mail ela vai reiniciar na mesma hora. E nao é um
e-mail especifico.. qualquer e-mail com anexo maior que 2mb. O APache,
e o PHP não estao com nenhum limite de tamanho de arquivo, nem nada.
Mas acredito que isso nao iria fazer a maquina inteira reiniciar.

Alguém há viu algo parecido? Será problema de hardware? Algum
programa? Mas acredito que se fosse software pelo menos um log d erro
seria gerado (ou não?).

Agradeço qualquer ajuda.

--
Rafael Henrique da Silva Faria