[FUG-BR] Quantum do Escalonador

Alexandre Biancalana biancalana em gmail.com
Domingo Outubro 28 01:16:05 BRST 2007

On 10/26/07, Thiago Lüttig <tluttig em gmail.com> wrote:
> Ola galera !
> Alguém ai por acaso já brincou o a variavel: kern.sched.quantum. Se não me
> engado ela e a variável que armazena o timeslice do escalonador. E pelo que
> entendi o default dela é 100000. Algém já tentou outros valores ? Qual foi a
> impressão ?
> Qual seria um valor bom para um desktop ?

Pelo que sei o time quantum é ajustável pela variavel HZ (default
1000) que pode ser alterada direto no arquivo de configuração do
kernel ou via loader.conf (eu acho).

Quanto a questões de performance, só é recomendado alterar este valor
para servidores que utilizam pooling em interfaces de rede (mesmo
assim não é uma regra que vale para todos os casos) e quando vc tem o
Free rodando como guest em um máquinas virtuais é recomendado você
baixar para 100.