[FUG-BR] CARP em interface de rede com bitmask /30

Alexandre Biancalana biancalana em gmail.com
Terça Outubro 30 17:14:31 BRST 2007

On 10/30/07, Felipe Neuwald <felipe em neuwald.biz> wrote:
> Fala pessoal!
>
> Seguinte, estou precisando colocar o CARP para funcionar em uma rede
> rodando quagga (BGP4). Na interface LAN dos roteadores, estou
> configurando os endereços IPs assim: 189.x.x.1 (roteador master),
> 189.x.x.2 (roteador slave) e 189.x.x.3 (interface CARP). A rede LAN é
> uma rede com bitmask /29.
>
> O problema que estou tendo, é que as redes de ligação que tenho com as
> Teles, é com bitmask /30, e não tenho espaço para alocar os endereços
> IPs necessários para o funcionamento do CARP. Com o OpenBSD, eu resolvo
> [...]

Eh isso ai... tenho o mesmo problema em uns firewalls que
implementei... o Free não tem (ainda) a opção carpdev no ifconfig, com
isso a associação das interfaces fisicas e Carp é feita apenas pela
netmask.

Solicitei ao Max Laier (mantenedor do PF no Free) e ele fez alguns
patches, que ele mesmo não recomendou testar e o último deles esse
final de semana que é recomendado para testes (ainda não consegui
testar).

Dá uma olhada ai:

http://www.nabble.com/carpdev-...-t4704557.html

Se você conseguir testar, se increve na -pf e manda um report pra
acelerar as coisas... ;-)

Att,