[FUG-BR] Fwd: Como usar disco extendido?

Rafael Faria rafaelhfaria em gmail.com
Quarta Outubro 31 12:40:48 BRST 2007

Em 31/10/07, Brenno Oliveira<sr.free em gmail.com> escreveu:
> você pode fazer com o gconcat(8) no man tem uns exemplos que podem lhe ajudar.

Opa, obrigado Brenno, encontrei até na fug um tutorial ótimo sobre isso.
http://www.fug.com.br/content/view/119/60/
Escrito pelo Daniel Bristot. Muito bom, fala tudo sobre o Geom.

Porém uma duvida ficou no ar.

Quando eu crio o device dos discos com o gconcat, se eu precisar
reinstalar o sistema, eu vou perder acesso aos discos concatenados.
Depois como q eu faço para recuperar eles?

# gconcat label gc0 /dev/ad1 /dev/ad3
# newfs /dev/concat/gc0
# echo  /dev/concat/gc0    /mnt  ufs   rw  2  2 >> /etc/fstab

Com estes comandos eu crio o gc0, e crio um novo file system nele.

Eu tenho o /ad0, /ad1, /ad2 e /ad3
Eu irei fazer isso no /ad2 e no /ad3.
O sistema está no /ad0, se eu precisar formatar o /ad0, reinstalar o
FreeBSD do zero.
Ao reinstalar o sistema, ele irá reconhecer automaticamente o gc0
(claro eu terei q colocar no loader.conf o geom_concat_load="YES") ?
Ou eu precisarei de alguma forma usar o gconcat para reconstruir o gc0 ?

--
Rafael Henrique da Silva Faria
# Grupo Cena Digital