[FUG-BR] Link simbólico no NFS

Carlos A. M. dos Santos unixmania em gmail.com
Terça Abril 1 00:00:28 BRT 2008

2008/3/31 N Guerra <nguerrajr em gmail.com>:
> Pessoal,
>
>  Tenho a seguinte situação:
>
>  Servidor A: FreeBSD como nfsserver com 2 hds exportados:
>
>  /hd1
>  /hd2
>
>  Servidor B: FreeBSD como nfsclient, onde monto em /mnt/hd1 o /hd1 do servidor A.
>
>  Até aí tudo bem, tudo funcionando.
>
>  Porém se um faço um link simbólico dentro do Servidor A, exemplo:
>
>  ln -s /hd2/teste2 /hd1/teste2
>
>  No servidor B (em /mnt/hd1), ele tenta buscar o teste2 em /hd2/teste2,
>  que não existe. Como fazer esse link no Servidor A de forma
> [...]

NFS não é capaz de prover tal trnsparência. Tens duas opções:

1. Cria os diretórios /hd1 e /hd2 no servidor B e monta neles, os
diretórios correspondentes exportados pelo servidor A.

2. Se insistes em ter os pontos de montagem sob /mnt no servidor B,
então monta em /mnt/hd1 e /mnt/hd2 os sistemas de arquivos /hd1 e /hd2
esportados pelo servidor A. Depois cria links smbólicos no servidor B:

     /hd1 -> /mnt/hd1
     /hd2 -> /mnt/hd2

Eu prefiro a primeira porque é mais simples.

--
Carlos A. M. dos Santos